Quem somos

Em 1980, aprendi com uma alemã, em Friburgo, cidade onde morava na época, a fazer pão integral, muito rígida, ela deixou bem claro: vou ensinar só uma vez, presta atenção!

Atenta fiquei e ela me pediu que fizesse sozinha um outro assim que esse acabasse, e a chamasse para ver, assim fiz e qual não foi minha surpresa quando ela me cobriu de elogios. Fiquei muito feliz, pois ela era muito exigente e perfeccionista.

A partir desse dia sempre fiz meu pão e depois pra amigos. Quando voltei pra Niterói em 1980, precisando ter uma independência financeira, resolvi oferecer na única loja de produtos naturais ali existente chamada El Favito, que estava iniciando um lindo trabalho com foco na alimentação natural.  Logo de cara dona Adair, a proprietária, aceitou o produto, foi na minha casa ver as condições do meu local de produção, aprovou e começamos uma linda parceria. Que felicidade!

Comecei com o maior entusiasmo do mundo a fazer no forno de meu fogão convencional e a cada dia ela os pedidos iam aumentado.

Ofereci – me para dar cursos de alimentação natural, já que minha filosofia de vida era a macrobiótica e lendo muito a esse respeito, pois estava criando 3 filhos nesses padrões de alimentação e vida, e, ela adorando a ideia me ofereceu a sala onde o filho dela, o Aray tinha pra que ali eu desse os cursos, divulgaria a loja dela e consequentemente os meus pães. Acordo feito no amor total, ali comecei a dar os cursos e as vendas só alavancaram cada vez mais, tanto pra mim quanto pra ela e, resolvi me tornar uma profissional no assunto.

Com a sugestão dos alunos e fregueses fui desenvolvendo cada vez mais sabores, sempre estudando muito nas horas vagas, ou enquanto os pães assavam ou as crianças dormiam (nessa época não havia internet) e resolvi então correr atrás de uma casa onde pudesse ficar mais estabelecida e me desse a oportunidade de criar meus filhos e trabalhar com mais conforto, pois até então morava num apartamento em Icaraí e era emprestado da minha sogra. 

Foi quando por intermédio de uma grande amiga, Zenith, achei essa casa que até hoje estamos em Pendotiba.

Muita felicidade nesse encontro com essa linda casa que muito simples, mas me deixou muita apaixonada logo de cara. Até hoje essa casa é o lugar onde nos estabelecemos.

Hoje divido com meu filho Rafael que cresceu comendo pão integral sempre quentinho e se transformou numa linda pessoa que segue o mesmo princípio de pães sempre artesanais, feitos com imenso amor, matéria prima de excelência, sem conservantes ou químicas, e acredita no que fazemos.

Pretendemos que por ainda muitos anos possamos contar a nossa história e ter cada vez mais fregueses, agora muito mais virtuais, mas sempre nosso principal foco de atenção e carinho.

Foto: Márcio de Oliveira – Jornal O Fluminense (Maio/2013)